"
Quando o Cruzeiro inicia uma competição, o mundo paralisa, a América do Sul treme, o eixo Rio-SP se curva e o galinheiro rebola."




18 de fevereiro de 2011

Fevereiro de 2011: De novo, o mundo se curva a La Bestia Negra

Copa Libertadores - fase de grupos

16-02-2011

Cruzeiro 5x0 Estudiantes

Goleada histórica do Cruzeiro sobre o Estudiantes repercute no mundo inteiro

A goleada de 5 a 0 do Cruzeiro sobre o Estudiantes virou assunto em todos os cantos do planeta, entre os apaixonados por futebol. Não bastasse o clube celeste ser destaque nos jornais esportivos sul-americanos, o triunfo épico foi notícia também nos periódicos europeus.

http://www.mg.superesportes.com.br/



Capas de jornais argentinos

http://www.mg.superesportes.com.br


Diário argentino 'Olé' destaca a ‘pior derrota da história’ do Estudiantes

O levantamento do diário 'Olé' lembra também que, tirando a final da Libertadores de 2009, quando derrotou o Cruzeiro na final), todas as demais três vezes em que o Estudiantes esteve no Brasil para enfrentar o time celeste voltou para Buenos Aires com uma retumbante derrota na bagagem (0 x 3 pela Supercopa de 94, 0 x 3 pela primeira fase da Libertadores de 2009 e 0 x 5 no duelo em Sete Lagoas).

http://globoesporte.globo.com



'Olé' argentino - "Comete la gastada"


El Diario Lance de Brasil y una tapa polémica: "Professores 5 – Estudiantes 0", tituló. Cruzeiro goleó al Pincha y la prensa brasileña aprovechó.
Un 0-5 bravo. El peor resultado de la historia para Estudiantes de La Plata en torneos internacionales. Una goleada inesperada para el campeón argentino, justo ante un equipo brasileño y un conocido: el Cruzeiro.
El Pincha de Eduardo Berizzo cayó goleado en tierras verdeamarelas y la prensa brasileña aprovechó para gastarlo: "Professores 5 – Estudiantes 0", tituló el Diario Lance. Y sí, a comerse la gastada...

http://www.ole.com.ar/estudiantes/Comete-gastada_0_428957211.html


"El peor resultado de la historia"

Estudiantes nunca había perdido por 5 goles en torneos internacionales. Un golpe muy duro para el Pincha.

http://www.ole.com.ar/estudiantes/resultado-historia_0_428357289.html


Site da FIFA destaca: "Estudiantes swamped as champs held"

Brazilian giants Cruzeiro crushed Argentinian champions Estudiantes 5-0 in their Copa Libertadores clash on Wednesday.
Walter Montillo and Wallyson scored twice each to send Cruzeiro top of Group 7 and hand Estudiantes their heaviest ever defeat in the competition. Cruzeiro went ahead after just 50 seconds through Wallyson before Roger and Montillo struck before break to put the Brazilians in total control. Montillo netted his second as he capitalised on a mistake by Orion just before the hour mark and Wallyson completed the rout by finishing off a fine move involving Thiago Ribeiro with eight minutes to go.


http://www.fifa.com/worldfootball/clubfootball/news/newsid=1384195.html?cid=twitter_voiceofthesite



Agência Reuters: "Cruzeiro hand Estudiantes worst Libertadores defeat"

Estudiantes, South American champions in 1968, 1969, 1970 and 2009, suffered their previous worst defeats
 ...
Montillo scored again the 58th with a low shot and Wallyson completed Estudiantes' humiliation six minutes from time when a poor clearance went in off his chest. 

http://uk.reuters.com/article/2011/02/17/soccer-latam-libertadores-idUKLDE71G00W20110217



Espanha: "El Cruzeiro infringe un duro castigo al Estudiantes"

http://www.as.com/futbol/articulo/cruzeiro-infringe-duro-castigo-estudiantes/20110217dasdasftb_2/Tes


"Cruzeiro se toma la revancha por la Libertadores de 2009"

EL EQUIPO BRASILEÑO HIZO UNA MANITA A ESTUDIANTES (5-0)

http://www.marca.com/2011/02/17/futbol/futbol_internacional/america/1297925775.html



Cruzeiro passa a ter mais vitórias diante de argentinos na Copa Libertadores

http://www.mg.superesportes.com.br


Goleada foi a terceira maior do Cruzeiro em Libertadores e a mais expressiva

Maiores goleadas do Cruzeiro na Libertadores:

2010 – Cruzeiro 7 x 0 Real Potosí-BOL – Mineirão
1976 – Cruzeiro 7 x 1 Alianza-PER – Mineirão
2011 – Cruzeiro 5 x 0 Estudiantes-ARG – Arena do Jacaré
2004 – Cruzeiro 5 x 0 Concepción-CHI – Mineirão
2001 – Cruzeiro 5 x 0 Sporting Cristal-PER – Mineirão
1977 – Portuguesa-VEN 0 x 4 Cruzeiro – Acarígua, Venezuela
1976 – Alianza-PER 0 x 4 Cruzeiro – Lima, Peru
1967 – Cruzeiro 4 x 0 Deportivo Itália-VEN – Mineirão

http://www.mg.superesportes.com.br


Montillo é destaque na imprensa argentina e aguarda por Seleção

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2011/02/montillo-e-destaque-na-imprensa-argentina-e-aguarda-por-selecao.html

Deborah Secco, uma torcedora ilustre 

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2011/02/na-torcida-por-roger-deborah-secco-acompanha-goleada-do-cruzeiro.html

15 de fevereiro de 2011

A imprensa galinácea e a farsa da torcida de penas

Você vai entender o que está por trás do mito de penas, a torcida atleticana. Esse blog vai mostrar a verdadeira cara dessa torcida patrocinada pela boa vontade de um grande grupo de repórteres, comentaristas e redatores, que usam o PODER DA MOTIVAÇÃO para disseminar a maior de todas as fraudes.

Verdadeiros pastores determinados a conduzir o rebanho forjado, aos verdes pastos do Mineirão. Pessoas apaixonadas pelo atlético rosa, verdadeiros pregadores de um engodo, que verdadeiramente, por consequência, minimizam a grandeza do único clube grande de MG. A "paixão" comovente da torcida do Atlético de Minas é uma mentira.

Uma farsa que prejudica a imagem da verdadeira torcida de Minas: a torcida Cruzeirense. Tão injustiçada e menosprezada, a China Azul tem sua grandeza camuflada pela má vontade de pseudos profissionais da comunicação, que não conseguem separar a paixão pelo atlético rosa dos limites éticos de suas profissões. A torcida do Cruzeiro, bem como o maior clube de Minas, um dos maiores do mundo, não podem ser dilapidados desta forma. Nosso patrimônio corre sério risco se esse jogo sujo continuar. Os inúmeros títulos conquistados pelo Cruzeiro, toda a história gloriosa do clube e de sua torcida, estão sendo nacionalmente transformados em nada diante das conquistas bizarras do rival.
O título da segundona deles ganhou status de conquista épica na opinião da imprensa de penas amiga. A imprensa esportiva dos demais estados, graças ao comportamento da maioria dos profissionais da imprensa esportiva mineira, marqueteiros pró-galo rosa, não se cansa de elogiar os sofredores de penas. Os filhotes da mentira. Crias da manipulação. Herdeiros de um marketing dirigido pelo PODER DA MOTIVAÇÃO.


Como explicar a não extinção da torcida atleticana, há quarenta anos sem ganhar nenhum título significativo e sem nunca terem chegado sequer a uma final de Copa do Brasil ou Libertadores? De onde vem essa paixão incontida? Porque ainda existem torcedores do atlético mineiro?

A explicação é simplória ao extremo: Motivação. O jejum de títulos e os incontáveis vexames após 1971, foram supridos pela extrema boa vontade de grande parte da imprensa esportiva mineira, atleticana na sua maioria, que sempre se prestou a maquiar a suposta força atleticana nas arquibancadas. A motivação sempre deu o tom após as inúmeras derrotas e eliminações do cognominado "glorioso". Fato que aliás é exercido de forma oposta pela maioria dos profissionais da imprensa esportiva mineira, quando em questão estiver a torcida e o clube celeste.

Em qual estado da federação existem grupos de "jornalistas esportivos" que se prestam a isso: - Em Minas, nos dias que antecedem aos jogos do atlético rosa, quase toda a crônica esportiva aproveita cada minuto para convocar a torcida deles para o próximo jogo. Chega a ser massante a convocação. Entrevistas com jogadores, dizendo frases como: "com certeza a torcida do atlético por ser a mais fanática vai lotar o estádio", "nós contamos com a presença do torcedor que nunca falta", são comuns antes dos jogos. O cúmulo da incoerência se concretiza após o apito final: "Essa torcida do galo é incrível. Ela vêm mesmo!" Ou seja; os mesmos que convocam são os mesmos que elogiam, que continuam mantendo a farsa viva.

O empenho da maioria dos profissionais que compõem a imprensa esportiva mineira em prol do atlético e de sua torcida é algo abismal. Graças a esse empenho, existe uma verdadeira inversão de valores em relação aos clubes de Minas na atualidade. A presença do atlético na famigerada segunda divisão transformou os clubes grandes, que disputam a série de elite (A), um deles o Cruzeiro, em clubecos insignificantes. Aliás, graças à presença soberba do "glorioso" na série B, a segundona tornou-se "divisão especial".

É uma vergonha que pessoas que deveriam primar pela ética se disponham a manter, através da manipulação e de outras malversações, essa farsa. Por consequência, o Cruzeiro e sua torcida, grandes de verdade, por méritos próprios, são renegados a uma importância secundária pelo poder que discretamente se camufla atrás de câmeras, microfones e bocas tendenciosas. Ou seriam bicos tendenciosos? Na verdade o prejuízo do Cruzeiro, pelo parcialismo pró galo rosa da imprensa, se estende até o campo das cifras. O prejuízo é grande. Acreditem! O Marketing é a maior arma do primeiro poder.

Motivação. O segredo que se esconde atrás da torcida que é um mero mito. Filhotes de factóides forjados. Como manter motivado o torcedor de um clube falido, que vive graças à lembrança de uma única conquista em toda sua história?

A motivação é um dos principais fatores utilizados para manter o ego dos atleticanos em dia. Entretanto, alguns profissionais da imprensa mineira, seguindo os ditames da Cartilha Atleticana, faz também o uso de uma arma poderosa, largamente utilizada nas últimas décadas, em que o clubinho falido ficou apenas vendo o Cruzeiro ganhar tudo: A INSTIGAÇÃO.

Vários repórteres e comentaristas usam e abusam desse artifício em favor da torcida amiga alvinegra. É muito comum, principalmente ao final dos jogos, vermos repórteres desviando o foco do jogo, onde mais uma derrota ocorrera, instigando jogadores do atlético a comentarem sobre a torcida. É quase um monólogo. "E aí fulano, não deu, mas a massa tá aí dando força", "E aí ciclano, qual é a importância da massa presente mais uma vez?"

Evidentemente os jogadores, geralmente medianos, entusiasmados, seguindo orientações do departamento de marketing e da Cartilha Atleticana, descambam para o enaltecimento dos torcedores, repetindo as frases feitas que constam do monólogo do tolo acelerado, acima citado.

Resultado: um ego amaciado. Não há qualquer razão fundamentada para a auto-estima dos atleticanos. O que ocorre é que após anos e anos de motivação incessante, eles se tornaram o maior grupo de ególatras desse planeta. É por isso que ouvimos aquela frase que diz: "O Atleticano é alguém que come carniça e arrota caviar."

Há quarenta anos chupando os dedos. Se bem que eles recentemente ganharam o título da SEGUNDA DIVISÃO, o maior e mais importante campeonato entre clubes que fuçam o lixo.



Instigação e Motivação: O mito de penas vive.




texto de 2006 adaptado para os dias atuais