"
Quando o Cruzeiro inicia uma competição, o mundo paralisa, a América do Sul treme, o eixo Rio-SP se curva e o galinheiro rebola."




15 de maio de 2011

A fraude galinácea dos números do confronto CEC X CAM

Atualmente há uma diferença de 12 vitórias entre as estatísticas apresentadas pelo CAM e pelo Cruzeiro no confronto direto entre os 2 times desde a primeira, em 17-04-1921, quando a Raposa meteu 3x0 na cloaca arrombada das frangas.

Henrique Ribeiro, um dos maiores historiadores esportivos do Brasil, concedeu uma entrevista onde desmascara a fraude e falsificação de dados feita pelos atleticanos em 1988 e divulgada freneticamente, desde então, pela imprensa de penas:



Pergunta: É sabido que Cruzeiro e Atlético-MG possuem estatísticas diferentes em relação aos confrontos entre os 2 clubes. Você procurou alguém do Atlético-MG prá ter acesso aos dados deles?Existe alguma ligação entre pessoas dos 2 clubes visando resolver essas diferenças?

HENRIQUE RIBEIRO: "Conheço as estatísticas do Atlético que foram publicadas em 1988 no suplemento comemorativo aos 80 anos do clube. Pela relação de clássicos é fácil observar os erros. Há resultados invertidos de alguns jogos, confrontos inexistentes e até jogos repetidos. O levantamento do Atlético foi uma iniciativa do Adelchi Ziller, que trabalhou em varios departamentos do alvinegro e que no início dos anos 70, contratou um grupo de estudantes para levantar os jogos do clube. Acontece que a cobertura dos jogos de futebol pela imprensa até meados da década de 30 não eram tão bem feitas como atualmente e os jornais deixavam até de dar o resultado do jogo. Nesses casos, por exemplo, algumas pessoas que trabalharam no Atlético acusam Adelchi Ziller de ter inventado placares favoráveis ao Atlético, principalmente, nos confrontos contra o Cruzeiro

Quando levantei o fato junto a imprensa um grupo de pessoas de dentro do Atlético reviu os erros e da noite para o dia as estatísticas deles apresentaram um decréscimo de 10 vitórias que julgavam ter a mais no confronto. No entanto, numa conversa que tive com Emerson Maurílio, em 2002 (ele trabalhou com os dados do Atletico até 2006) tive outra decepção. Ele me contou que estavam considerando jogos-treinos e de alguns jogos envolvendo times-B. Isso contraria os criterios do futebol e até dos regulamentos. Os dados que levantei entre Cruzerio e Atlético constam apenas os jogos oficiais e amistosos dos times principais que é a forma correta e que sempre foi adotado pelos departamentos técnicos dos clubes de futebol."

Um comentário:

  1. Tudo que envolve o Atletico esta cercado de clubismo patrocinado pelo banco do mensalão.

    E igual aquela historia de melhor CT onde em uma margem de 3.000 pontos o 6a1o vencera por apenas 30 de diferença do Furacão cujo o CT tem ate um mini arena.

    O engraçado que mesmo com uma vitoria tão apertada do primeiro ao terceiro o Kalil ja vinha arrotando que tinha o melhor CT bem antes da pesquisa ser feita.

    ResponderExcluir